quinta-feira, 31 de julho de 2008

Contribuintes tem até 30 de abril para entregar Declaração de Imposto de Renda

Apesar do fim da CPMF e do ano eleitoral, o leão do Imposto de Renda não está manso, prova disso é que esse ano o Ministério da Fazenda resolveu colocar mais lenha na fogueira dos contribuintes que anualmente são obrigados a declarar o imposto de renda. Entre as novidades para esse ano está o fato de que qualquer dependente maior de 18 anos deverá apresentar o número de CPF na declaração. Outra mudança estabelecida pelo Ministério está no valor limite de contribuição. As pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 15.764,28, serão obrigadas a fazer sua declaração e entrega-las até às 20 horas do dia 30 de abril, pela internet.
O contador Marcelo Wagner, lembrou também que “até mesmo as pessoas que participam como sócias de empresas serão obrigadas a declarar o imposto de renda, já que os seus CPFs estão vinculados ao CNPJ das empresas”. Ele acredita que 90% das pessoas deixarão para declarar na última hora, por falta de documentos, entretanto ele explica que “as pessoas podem entregar a declarar antecipadamente, e depois retificarem a Declaração Simples ou completa, de acordo com a necessidade do contribuinte, até o dia 30 de abril. Porque depois dessa data não será mais possível fazer nenhuma alteração ou retificação, e muitos poderão cair na chamada malha fina”.
Marcelo acredita que esse ano fará pelo menos 100 declarações, de clientes e não-clientes “já que no ano passado fiz umas 80 declarações”. Ele lembra também que “as empresas inativas que não tiveram movimentação financeira tem até o dia 31 de março para apresentarem sua declaração, e as microempresas enquadradas no Supersimples, terão até o dia 30 de maio para apresentar a declaração de imposto de renda”.

Nenhum comentário: