quinta-feira, 31 de julho de 2008

Saúde inicia Semana de Luta contra Tuberculose

Apesar de ter tido apenas um caso de tuberculoso registrado no primeiro trimestre desse ano em Quissamã, a Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira à Semana da Luta contra Tuberculose cuja campanha se estende até a próxima sexta-feira (28). Durante esse período a comunidade estará recebendo informações em atividades educativas e de conscientização nas diversas Unidades de Saúde da Família. Por outro lado, as pessoas que comparecerem ao Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas participarão de outras atividades com exposição de vídeo e painel sobre o tema.
A enfermeira e coordenadora municipal do controle da tuberculose em Quissamã, Ruth Meia Nunes dos Santos, declarou que “a tuberculose tem cura, mas precisa de um olhar diferenciado”. Ela informou ainda que o percentual de pacientes em Tratamento Supervisionado (TS) ou na Terapia Diretamente Observada (DOT) é de 100%, demonstrando o controle por parte da Secretaria de Saúde.
Tratamento – O tratamento e acompanhamento da doença é feito pelos profissionais de saúde três vezes por semana, através do DOT, e nos outros dias, cabe aos familiares supervisionar o tratamento dos pacientes. Um dos motivos das altas incidências de casos no estado é o grande número de pessoas que deixam o tratamento na metade, acreditando que por estarem curados não necessitam mais prosseguir com o tratamento.
Uma das metas preconizadas pelo PCT – Programa de Controle de Tuberculose é buscar os tossidores (sintomáticos respiratórios) que estejam com os sintomas há mais de três semanas na comunidade, para detectar o mais rápido possível o bacílifero (portador do bacilo), e interrompendo dessa forma a cadeia de transmissão, e impedindo que esse paciente consiga chegar ao estágio de internação hospitalar.
Ruth informou que “mesmo sem tosse, ou com tosse seca, é preciso investigar quando há outros sintomas no paciente, como emagrecimento, dor torácica, falta de apetite, suores noturnos, febre principalmente no período da tarde e hemoptise – perda de sangue na tosse e no escarro”. Ela lembrou também que as Unidades de Saúde é que fazem os pedidos de exames para a realização do escarro. “Nesse caso, não precisa marcar ficha, pois o sintomático respiratório é prioridade”.

Nenhum comentário: