segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Empresas iniciam atividades na Zona Especial de Negócios 1

Instalada na Zona Especial de Negócios 1 (ZEN 1) de Quissamã, a empresa Pró-Vida Alimentos, que trabalha na produção de açúcar mascavo e derivados apresentou os novos equipamentos que deverão começar a funcionar entre abril e maio deste ano. Daí em diante a empresa pretende produzir açúcar integral e melado com a marca de Quissamã, e absorver cerca de 20 mil toneladas de cana-de-açúcar da nova safra.
Outra empresa que está viabilizando a instalação de seus equipamentos em Quissamã é a Fábrica de Laticínios Macuco, cuja produção está prevista para maio. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Renda, Haroldo Cunha Carneiro, a empresa irá absorver toda a produção leiteira local, que atualmente é de 8 mil litros por dia, além de captar mais 7 mil litros/dia dos municípios vizinhos, totalizando 15 mil l/d de leite. Entre os produtos oferecidos pela empresa estão o requeijão, queijo, manteiga, ricota e doce de leite, todos eles utilizando a marca de Quissamã.
Além dessas empresas, a DN Industrial, fabricante de equipamentos para produção de açúcar integral, rapadura, farinha de mandioca, além de álcool, etanol e biodiesel, também está instalada na ZEN 1.
A DN conta atualmente com 50 funcionários do município e pretende triplicar esse número até 2009. De acordo com o diretor industrial da empresa Djamim Ferreira de Souza, “nós somos a primeira empresa da ZEN a entrar com novo processo no Programa Quissamã Empreendedor, visando a ampliação de sua estrutura, aumentando o número de funcionários e o faturamento”.
As empresas instaladas no local precisaram passar pelo crivo do Quissamã Empreendedor, que exige das empresas a absorção de 80% da mão-de-obra local.
Por outro lado, com o objetivo de dar condições para que essas empresas tenham toda a infra-estrutura adequada para a prática de seus negócios, a Prefeitura de Quissamã está urbanizando o espaço físico da ZEN 1, com árvores, gramados e calçamento, e espera entregar tudo pronto até o final de maio desse ano.

Nenhum comentário: