segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Setor de Turismo ganha profissionais qualificados

A prefeitura de Quissamã vem promovendo cursos de qualificação profissional, que visam gerar benefícios para os alunos e para o comércio, principalmente àquele voltado para o turismo, como os hotéis, pensões e restaurantes.

No dia 19/02 cerca de 60 alunos que participaram das aulas de capacitação para os cargos de: copeiro, garçom, barman, camareira e arrumadeira, receberam no auditório municipal, a declaração de conclusão do curso, que teve um mês de duração.
Para a diretora do departamento de Turismo, Dalila Mello a capacitação é o grande diferencial na área do turismo. — No ano passado capacitamos os empresários locais, e por uma solicitação deles, oferecemos esse curso para os profissionais da área. E Quissamã já conta com a formação superior de turismológos, oferecida pela UFF, considerada o terceiro melhor curso de Turismo do país, explicou.
Os alunos tiveram a oportunidade de pôr em pratica o que aprenderam nas aulas, vivenciando a realidade do Município, no Hotel Maravilha e na Pizza e Cia. Para a camareira do hotel, Cláudia Pessanha, que acompanhou o grupo na aula prática, os alunos se saíram muito bem. — Eles arrumaram as camas e cuidaram da limpeza do quarto com todo cuidado, nota dez. É muito importante a chance de se qualificar, eu também fiz um curso de capacitação de recepcionista de hotel, no município, em 2005, e sempre que sou solicitada coloco em prática essa experiência, contou.
Os alunos também estiveram no Hotel Glória Golden Suítes, em Macaé, com o objetivo de conhecer as exigências e a qualidade dos serviços oferecidos em um grande hotel. — Eles têm que conhecer a realidade deles e conhecerem onde querem chegar, enfatiza Dalila Mello.
A diretora do departamento de Emprego e Renda, Elizabeth Sãns conta que com a conclusão do curso os alunos recebem uma bolsa no valor de R$ 180, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e uma declaração de conclusão.
— Os cursos foram realizados com a parceria da Prefeitura de Quissamã, a Comissão Municipal de Emprego, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e a participação do Departamento de Turismo do município, ressaltou.
Proprietários de restaurantes, hotéis e pousadas compareceram ao encerramento do curso, como forma de conhecer as necessidades de qualificação para o setor comercial.

Samuel Coutinho Souza – Garçom
“Já trabalho no setor e sei como é importante a qualificação. O mercado no Município está crescendo, temos o estaleiro em vista e é preciso ficar preparado para as oportunidades e com o curso me sinto mais seguro e preparado para essa nova demanda”.

Diego Souza Pereira – Garçom
“Eu já tinha a prática, mas com o curso posso comprovar minha experiência e com isso fica mais fácil conseguir um emprego. Aprendi muito, tivemos a chance de conhecer a realidade de Quissamã e de um grande hotel, agora me sinto preparado para atuar em qualquer lugar”.

Nenhum comentário: