sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Machadinha recebe visita de pesquisadores de Campos

Pesquisadores do NIPEC – Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação estiveram em Machadinha fazendo registro de imagens para um documentário. O grupo coordenado pelo Professor Orávio de Campos Soares, acompanhou a reinauguração do terreiro da afro-descendente, Guilhermina (66), conhecida popularmente como Cheiro.
O documentário é um relato sobre os pontos histórico-culturais de Machadinha e o que restou das comunidades quilombolas na região.
Segundo o professor Orávio, o Nipec, foi criado em 2001, por iniciativa do professor José Marques de Mello, titular da Cátedra da Unesco, que tem por objetivo estimular os trabalhos acadêmicos de pesquisa sobre as tradições culturais de um povo, baseado no trabalho do emérito jornalista pernambucano, Luiz Beltrão, criador do termo “folkcomunicação”, cujo significado é a pesquisa dos meios pelos quais os agentes e o povo se comunicam.
O grupo de pesquisadores foi acompanhado por vinte fotógrafos profissionais de Campos, e estudantes do Curso de Comunicação (habilitação em Jornalismo), da Faculdade de Filosofia de Campos, comandados por Wellington Cordeiro (Monitor Campista), o grupo que contou também com as presenças de Diomarcelo Pessanha (Cefet Campos), Hugo Prates, César Ferreira e Ricardo Avelino (Prefeitura de Campos), estiveram visitando a Fazenda Mandiqueira, o entorno da Praça Brigadeiro José Caetano (Praça da Igreja Matriz) e o Complexo Histórico-Cultural da Fazenda Machadinha.
O ensaio fotográfico realizado pelos citados profissionais e alunos da faculdade, faz parte de um projeto da Casa de Fotografia de Campos, existente há quatro anos, e que tem como objetivo promover a arte fotográfica através de ensaios e exposições.

Nenhum comentário: