segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Iniciadas obras de cinema em Quissamã

Além das inúmeras obras de reurbanização e revitalização do centro e de alguns bairros do município, a prefeitura de Quissamã, está viabilizando outro projeto de impacto cultural para Quissamã, trata-se de um cinema que será erguido ao lado do Centro Cultural Sobradinho.
A meta da empresa contratada é entregar essa obra em junho, durante as comemorações do aniversário de Quissamã. O cinema será construído em uma área de 240m2 e ficou orçada em R$ 600 mil. Uma das exigências da prefeitura para a consecução dessa obra é que toda a mão-de-obra fosse genuinamente do município.
“A obra terá um ambiente externo em estilo eclético, semelhante ao Sobradinho, com lambrequins nos beirais, colunas nas varandas e telhas em estilo francês. A varanda do prédio será de frente para a rua Comendador José Julião e dará acesso à área interna, composta pela bilheteria, um hall e uma área de circulação, que permitirá o acesso à sala de cinema”, foi o que explicou o engenheiro responsável pela obra, José Francisco de Almeida Pereira.
O cinema de Quissamã estará adequado às exigências e modernidades da lei de acessibilidade, tendo na área externa uma rampa na entrada lateral para permitir o acesso das pessoas com dificuldades de locomoção. Na parte interna, na sala de cinema haverá seis cadeiras na primeira fileira para atender as pessoas com dificuldades de locomoção e um espaço reservado exclusivamente aos cadeirantes.
Além disso, com cadeiras exclusivamente para obesos dispostas nas duas extremidades de cada fileira, o cinema pretende trazer mais conforto para as pessoas que sofrem desse problema.
A presidente da Fundação Cultural de Quissamã, Alexandra Moreira de Carvalho Gomes, informou que sua equipe vem trabalhando para adquirir equipamentos de áudio e som, cadeiras e outros equipamentos para compor o local. “A obra do atual cinema está sendo aguardada com grande expectativa, pois vai voltar a oferecer a comunidade essa interessante modalidade artística para todos”, declarou Alexandra.

Sobradinho recebe doação da Funarte

Um incentivo à pesquisa e à cultura. Assim pode ser definida a doação de 46 livros, três Cds e um grupo de postais feita pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) ao Centro Cultural Sobradinho. A intermediação para a chegada dos livros à região foi feita pelos vereadores Fátima Pacheco (Quissamã) e Maxwell Vaz (Macaé).
A presidente da Fundação de Cultura e Lazer de Quissamã, Alexandra Moreira Gomes ressaltou a importância de mais esse incentivo: “este é um tipo de ação da vereança que só ajuda o nosso trabalho. É uma iniciativa louvável, que traz grandes benefícios para a cidade sem onerar os cofres públicos”, afirmou.

Nenhum comentário: